sábado, 16 de outubro de 2010

PROCURAM-SE - Auto-desapropriação - Instinto de posse - Pertencimento coletivo - Confiança Mútua - Salário máximo mais próximo do mínimo - Ganhos excedentes - Custos ambientais - Justiça e equidade social

Hall de entrada dos Blogs-Ambiente 

PROCURAM-SE


Desculpe os erros de formatação....Blog em construção....

 

Leitores e escritores da Infoera que se identificam, ou se simpatizam
com os seguintes princípios :
(para um mundo melhor, possível, viável, sustentável, mais justo, a ser salvo)


==A auto-desapropriação: O indivíduo “expropriar-se”, espontânea e livremente, de valores internos e externos (valores intelectuais ou éticos e valores físicos construídos ou naturais) que a cultura dominante instou-lhe a apropriar-se. No entanto, isto não significa um “desprendimento absoluto”, mas uma racionalização do instinto de posse: é realmente meu aquilo que me é necessário. Além disso, o enaltecedor sentimento de posse deve ser transferido do poder individual para o pertencimento coletivo.

Na prática, este princípio(em relação ao escritor) demonstra que toda produção intelectual, seja artística, científica ou cultural, é produto resultante do conhecimento humano como um todo, e portanto “patrimônio da humanidade”. O escritor fica com dois méritos: o de aceitar-se como um canal e o mérito de seu trabalho como “amanuense” daquilo que perpassa em si mesmo. Como resultado desta consciência, o escritor perde “o ciúme” de seus escritos, e disponibiliza-os, quase que incondicionalmente, a todos os seres humanos, os verdadeiros proprietários do conhecimento.


==A confiança mútua: e outros valores éticos  a ela relacionados, como a sinceridade, a honestidade e a “transparência” ou veracidade. Estes são atributos humanos indispensáveis para um mundo que deseja evoluir com justiça e viabilidade. Os leitores confiam (além do sistema de prestação de contas adotado) que suas contribuições serão corretamente aplicadas, e os escritores confiam que seus trabalhos não serão plagiados, e que contribuições conscientes, espontâneas e eventualmente secretas, virão como retribuição a seus esforços e como participação em projetos que beneficiem a coletividade.
( logicamente quando os leitores gostarem do que estão lendo ou reproduzirem conteúdos ).

==Um salário máximo mais próximo do mínimo: Fala-se muito sobre o salário mínimo, como se apenas o seu aumento fosse a solução para todas as desigualdades entre as classes sociais. Porém esquece-se, ou esquiva-se, de se propor ou aceitar um salário máximo.

As pessoas tem a tendência a julgarem que as causas dos problemas sociais estão sempre além de si mesmas, na esfera de resolução das instituições.
Geralmente só os governos e os empresários são os culpados.

Um salário máximo, como um mecanismo econômico de redução de extremos, seria, antes de mais nada, uma necessidade e uma solução aceitas e propostas pelas próprias pessoas, pela sociedade. Depois, governos e empresários, ajustar-se-iam à sua soberana vontade.

Qual a razão, plausível e lídima, que justifica um indivíduo ganhar uma salário de R$3.500,00, e outro, só porque estudou  duas vezes menos, receber R$350,00 ? (relação muito distante de 1 : 10) Intelectualidade? Esperteza? Dotes idiosincráticos?... Ora, somos seres humanos, potencialmente capazes de modificar nossas tendências naturais para o predomínio.

O princípio de uma relação mais estreita (e justa) entre ricos e pobres deve ser propalado. Só então, após ser amplamente entendido e aceito, leis serão criadas para implementarem esta forma de “diminuir os excessos de pobreza e de riqueza”.

Enquanto isto não acontece, quem aufere lucros ou salários além de suas necessidades básicas (biológicas e humanas), poderá vivenciar este princípio repassando parte de seus ganhos a projetos sociais, socio-econômicos, culturais e ambientais que favoreçam, prioritariamente, as classes de menor poder aquisitivo.

Os projetos ambientais incluem-se também nos “ganhos excedentes”, pois a sociedade e a economia modernas ainda não inseriram os “custos ambientais” nas atividades humanas. O dinheiro que deveria ser direcionado a minimizar estes custos está sendo “apropriado” através dos lucros e dos salários excedentes. Nada mais justo que redirecioná-los a seus devidos fins :
A preservação de todas as vidas no planeta terra. (inclusive, inteligentemente, as dos próprios seres humanos).

Eis a razão para os Grupos-Ambiente manterem, futuramente, uma permanente campanha de contribuições, aplicando-as, com seriedade e transparência, na execução dos projetos referidos acima, e na justa, porém não excessiva, retribuição a seus colaboradores.

Luiz A. V. Spinola 

Publicado nos primeiros dias de formação dos Grupos-Ambiente

(primeiro semestre/2006)




Conheça os Grupos-Ambiente....E participe !!




Adicionado em junho/2010 :



"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)


Desculpe os erros de formatação....Blog em construção....





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE E PARTICIPE !!

Se você não tiver email ou se não desejar se identificar, clique em "anônimo"

Os comentários serão publicados após moderação